Crianças de 6 anos tem sido usadas para fazer propaganda do “Jogo do Tigrinho”

Atualizado em 29 de junho de 2024 às 8:39
Jogo do Tigrinho. Foto: reprodução

Organizações criminosas estão aliciando influenciadores mirins, alguns com apenas 6 anos, para que promovam jogos de azar online, como o popular Jogo do Tigrinho, que simula um caça-níquel e promete grandes ganhos, aos seus milhões de seguidores.

O Instituto Alana denunciou essa prática ao Ministério Público de São Paulo (MPSP), que notificou o Instagram, exigindo que a plataforma se manifeste em 20 dias sobre o uso de menores para promover jogos de azar. Com informações do Metrópoles.

Maria Mello, coordenadora do programa Criança e Consumo do Instituto Alana, afirmou que a entidade tentou, sem sucesso, convencer a Meta a remover conteúdos de jogos de azar dos perfis de crianças e adolescentes antes de acionar o MPSP. Além do Instagram, a Meta também é responsável pelo Facebook e WhatsApp.

“Queremos garantir que a Meta seja investiga pelo que deixa de fazer. Fica patente que, não só o Instagram, mas todas as redes sociais não oferecem ferramentas de proteção. Isso precisa ser corrigido urgentemente”, afirmou Mello.

Os perfis

O Instituto Alana identificou nove perfis de crianças e adolescentes, somando quase 38 milhões de seguidores, que promovem jogos de azar. Entre eles estão uma menina de 6 anos e um garoto de 7.

O perfil da menina de 6 anos é gerido por um adulto identificado como Jair, primo da criança, que promove o Jogo do Tigrinho. Entre os quase três milhões de seguidores da menina, muitas são crianças expostas ao conteúdo ilegal.

Já o perfil do garoto de 7 anos, administrado pela mãe dele, faz parcerias com casas de apostas e exibe os supostos ganhos através do perfil da criança, que tem mais de dois milhões de seguidores.

Um adolescente de 15 anos, com cinco milhões de seguidores, também utiliza seu perfil no Instagram para recomendar jogos de azar online, analisar probabilidades de ganhos e apresentar tutoriais sobre como apostar.

Outra adolescente, de 16 anos, promove cassinos online, oferecendo incentivos financeiros aos seus quase 14 milhões de seguidores em troca de participação nas apostas.