A cúpula do PSDB acredita que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai vencer as eleições no primeiro turno. A afirmação foi feita durante reunião na última semana para debater o que fazer com João Doria, após a desistência do ex-governador na corrida eleitoral presidencial.
Segundo um tucano que participou da reunião, pesquisa internas indicam que Lula está muito forte no estado de São Paulo e que isso pode ser fundamental para que o petista feche a fatura já no primeiro turno. “Lula está perto de atingir metade do eleitorado paulista”, comentou a fonte ao DCM, se baseando nos números em que o PSDB teve acesso com os chamados tracking.
Embora publicamente a legenda esteja fechada com Simone Tebet (MDB), nos bastidores toda a cúpula tucana opina que nem ela e nem ninguém da terceira via tem força para subir. Por isso, o partido se organiza para recuperar espaço no Congresso e tentar ser o grande partido de oposição ao futuro governo Lula.
A opinião dos tucanos sobre a chance de Lula vencer no primeiro turno não chega a ser absurda. O próprio Gilberto Kassab (PSD) afirmou publicamente que vê essa tendência. Além disso, a última pesquisa Datafolha mostra o petista com 54% dos votos válidos, ou seja, com folga suficiente para evitar uma disputa num eventual segundo mandato.