Dallagnol ataca o parça Moro: “Virou sistema”

Atualizado em 14 de dezembro de 2023 às 7:37
Sergio Moro cumprimenta Flávio Dino durante sabatina no Senado para indicação ao STF. Foto: Gabriela Biló

O deputado cassado Deltan Dallagnol foi às redes sociais criticar os senadores que votaram pela aprovação do nome de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo seu amigo de longa data, o senador Sergio Moro (União Brasil).

Dino foi submetido à votação dos senadores, e sua indicação para ser o novo ministro do STF foi aprovada, primeiro na CCJ, com 17 votos favoráveis e 10 contrários, e depois pelo plenário da casa legislativa, com 47 votos favoráveis e 31 contrários.

“Senadores que votaram no Dino por emendas parlamentares ou por medo de vingança violaram o dever que têm com seus eleitores. Se você permite que o sistema te controle com dinheiro ou ameaças, você virou sistema”, disparou Deltan.

“Mesmo tendo sido cassado eu não me arrependo de nunca ter aceito emendas e cargos do governo e de nunca ter baixado a cabeça para os donos do poder. Eles podem tirar de mim a paz, mas não a coragem; o cargo, mas não a luta; o salário, mas não o valor.”

Em um registro feito por Wilton Junior, do Estadão, Moro aparece trocando mensagens com uma pessoa identificada como “Mestrão”, sugerindo que o senador teria votado a favor de Dino. Moro queria manter seu voto em sigilo como proteção contra retaliações futuras.

“Sergio, o coro está comendo aqui nas redes, mas fica frio que jaja passa, só não pode ter vídeo de você falando que votou a favor, se não isso vai ficar a vida inteira rodando. Estou de plantão aqui, qualquer coisa só acionar”, diz Mestrão.

Moro, então, responde: “Blz. Vou manter meu voto secreto, eh um instrumento de proteção contra retaliação”.

Moro é aconselhado a não declarar voto em Dino e promete ficar em silêncio; veja mensagem - Estadão
Moro é aconselhado a não declarar voto em Dino e promete ficar em silêncio. Foto: Wilton Junior/Estadão

Vale destacar que, antes de iniciar os questionamentos, o ex-juiz cumprimentou Dino efusivamente com um abraço e um sorriso no rosto. O momento foi captado pela fotógrafa Gabriela Biló, da Folha.

Depois de ver a imagem, o parlamentar ressaltou a necessidade de colaborar para diminuir a polarização política no país, mesmo discordando da gestão de Dino no Ministério da Justiça.

“Eu tenho sido crítico em relação a sua gestão dentro do Ministério da Justiça, mas não vim aqui para criticar a questão da segurança pública, já que vossa excelência está pleiteando outra posição”, afirmou.

O desespero de Dallagnol

Moro ainda teve que lidar com o desespero de Deltan. Outro registro do Estadão mostra que mensagens do ex-juiz trocadas com seu suplente, o advogado Luis Felipe Cunha, indicaram que Dallagnol estava “desesperado” com o aval que poderia assegurar a nomeação de Dino no STF.

“Deltan desesperado. Me ligou, mandou mensagem e etc. Só para seu conhecimento”, escreveu o advogado. Em seguida, Moro responde sinalizando estar ciente do “desespero” do ex-procurador. “Mandou mensagem aqui. Falo algo aqui? O que acha?”, questionou Moro ao advogado

Cunha, por sua vez, responde ao senador dizendo que “pela estratégia relatada aparentemente não há o que ser dito”. “Eu disse ao Deltan que [não aparece em razão do dedo em cima] sabe o que faz e que estarei […] seu lado sempre, por lealdade e por saber que você é um cara correto”, respondeu o advogado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link