O ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos), condenado nesta terça-feira (9), publicou um vídeo em seu Instagram debochando do julgamento do TCU (Tribunal de Contas da União) em que ele saiu derrotado, junto ao ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e o procurador João Vicente Romão. Os três terão que ressarcir cerca de R$ 2,8 milhões aos cofres públicos.
No vídeo, ele chegou a colocar a legenda ”Esperando pelo julgamento no TCU”, e ao longo dele, Dallagnol aparece sentado, tranquilo, comendo pipoca e assistindo televisão, como quem acredita que sairá ileso. No entanto, isso não aconteceu e agora ele poderá ficar inelegível por oito anos, além da divida milionária que adquiriu.
A decisão do TCU mudou o cenário de Dallagnol, que tinha esperanças de se candidatar a deputado federal nas eleições de outubro. Ele foi enquadrado na ”Lei da Ficha Limpa” e agora poderá recorrer da decisão.
O ex-procurador foi condenado por ter participado da concepção do modelo escolhido pela força-tarefa e da escolha dos integrantes; Janot foi condenado por ter autorizado a constituição da força-tarefa, e João Vicente Beraldo Romão foi condenado por ter solicitado a formação da força-tarefa.
Veja o vídeo abaixo:
E não é que teve vídeo no Instagram debochando do julgamento do TCU. Acabou condenado, Dallagnol e Janot. Terão de devolver R$ 2,8 milhões ao cofres públicos por diárias da Lava-Jato. Pipoquinha amarga essa. pic.twitter.com/dIwFL8CWNm
— GugaNoblat (@GugaNoblat) August 9, 2022