O ex-deputado federal Deltan Dallagnol fez um ensaio fotográfico na Câmara logo depois da Mesa Diretora da Casa confirmar a perda do seu mandato. Na noite desta terça (6), horas depois da confirmação de sua cassação, ele voltou ao plenário da casa, que estava vazio, e tirou fotos.
Ele circulou pela Câmara deserta com o celular nas mãos, sem se desgrudar do aparelho. O ex-deputado gravou um vídeo durante a tentativa de se vitimizar e ainda escreveu um discurso de adeus ao Congresso Nacional.
“Este é o meu último pronunciamento aqui na Câmera. Hoje, a Mesa Diretora decidiu se curvar diante da injustiça praticada pelo TSE de rasgar votos legitimamente dados”, escreveu Deltan. Ele parou de escrever o discurso no celular para entrar em ligações e não tirou o aparelho de uma tomada em nenhum momento.
Apesar de a maioria dos parlamentares já terem deixado a Casa, Deltan foi consolado por alguns aliados, como os bolsonaristas Delegado Fabio Costa (PP-AL) e Cabo Gilberto (PL-PB). O ensaio de Deltan foi feito pelo fotógrafo Brenno Carvalho, do jornal O Globo.
A Mesa Diretora da Casa confirmou sua cassação ontem. O fim de seu mandato foi oficializado no Diário Oficial do Legislativo, em edição publicada no fim da tarde. O regimento interno da Câmara determina que ee tem que devolver as credenciais e providenciar a entrega do gabinete parlamentar.
Dallagnol chegou a apresentar sua defesa à Mesa Diretora, pedindo que a Casa permitisse que ele se mantivesse no posto até que fossem julgados os recursos apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pedido não foi acolhido.
O tribunal entendeu que ele pediu exoneração do cargo de procurador no Ministério Público para escapar de julgamento do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que poderia impedi-lo de concorrer às eleições de 2022. Agora ele tenta lutar contra a cassação no Supremo, mas sem estar no exercício da atividade parlamentar.
O ex-deputado virou piada nas redes sociais após o ensaio. Usuários do Twitter chamam a ação de Dallagnol de “patética” e dizem que o ensaio foi “ridículo”. Outros brincam que as fotos serão utilizadas em sua campanha para vereador na próxima década.
Veja a repercussão:
Já vi muita coisa patética nessa vida, mas essa sessão de fotos de Deltan Dallagnol se despedindo da Câmara dos Deputados atualizou as definições. pic.twitter.com/FFX7BBC1wD
— Bruno Barreto (@Barreto269) June 7, 2023
Quando FALTA de vergonha e NOÇÃO andam de mãos dadas
Com Plenário vazio e último discurso com cola na mão à la Bolsonaro, esses foram os momentos derradeiros e patéticos de Deltan Dallagnol na Câmara
No salão DESERTO da Câmara dos Deputados, Deltan circulou com o celular nas… pic.twitter.com/bZXJVwGLJl
— Rede Marco (@rede_marco) June 7, 2023
SACANAGEM, ATE NA CÂMARA O ATO DO DALLAGNOL FOI ESVAZIADO ?? pic.twitter.com/PhIT7rdckH
— Luiz PATRIOTA ?????????? (@LUIZPATRIOTA39) June 7, 2023
Dallagnol é Bolsonaro são mais parecidos do que você imagina. pic.twitter.com/I0sqvQKspZ
— Pedro Ronchi (@PedroRonchi2) June 7, 2023
O ex-deputado de extrema-direita Deltan Dallagnol faz ensaio fotográfico sozinho na câmara dos deputados. As fotos serão usadas na sua campanha para vereador em 2032, já que o deputado cassado ficará inelegível por 8 anos. https://t.co/21zam2MJwz
— Flávio Costa (@flaviocostaf) June 7, 2023
O que pode ser mais ridículo do que esse ensaio fotográfico do Deltan Dallagnol, após a Câmara ter confirmado sua cassação? pic.twitter.com/e9Wnwxu2bP
— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) June 7, 2023