Dallagnol vira meme após ensaio fotográfico ridículo na Câmara; veja fotos

Atualizado em 7 de junho de 2023 às 12:34
Deltan Dallagnol deixa a Câmara após Mesa Diretora confirmar sua cassação. Foto: Brenno Carvalho/O Globo

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol fez um ensaio fotográfico na Câmara logo depois da Mesa Diretora da Casa confirmar a perda do seu mandato. Na noite desta terça (6), horas depois da confirmação de sua cassação, ele voltou ao plenário da casa, que estava vazio, e tirou fotos.

Ele circulou pela Câmara deserta com o celular nas mãos, sem se desgrudar do aparelho. O ex-deputado gravou um vídeo durante a tentativa de se vitimizar e ainda escreveu um discurso de adeus ao Congresso Nacional.

“Este é o meu último pronunciamento aqui na Câmera. Hoje, a Mesa Diretora decidiu se curvar diante da injustiça praticada pelo TSE de rasgar votos legitimamente dados”, escreveu Deltan. Ele parou de escrever o discurso no celular para entrar em ligações e não tirou o aparelho de uma tomada em nenhum momento.

Dallagnol não soltou o celular enquanto fazia drama na Câmara. Foto: Brenno Carvalho/O Globo

Apesar de a maioria dos parlamentares já terem deixado a Casa, Deltan foi consolado por alguns aliados, como os bolsonaristas Delegado Fabio Costa (PP-AL) e Cabo Gilberto (PL-PB). O ensaio de Deltan foi feito pelo fotógrafo Brenno Carvalho, do jornal O Globo.

Dallagnol foi consolado por colegas. Foto: Brenno Carvalho/O Globo

A Mesa Diretora da Casa confirmou sua cassação ontem. O fim de seu mandato foi oficializado no Diário Oficial do Legislativo, em edição publicada no fim da tarde. O regimento interno da Câmara determina que ee tem que devolver as credenciais e providenciar a entrega do gabinete parlamentar.

Dallagnol chegou a apresentar sua defesa à Mesa Diretora, pedindo que a Casa permitisse que ele se mantivesse no posto até que fossem julgados os recursos apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pedido não foi acolhido.

O tribunal entendeu que ele pediu exoneração do cargo de procurador no Ministério Público para escapar de julgamento do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que poderia impedi-lo de concorrer às eleições de 2022. Agora ele tenta lutar contra a cassação no Supremo, mas sem estar no exercício da atividade parlamentar.

Dallagnol usou as redes sociais para fazer drama enquanto participava do ensaio fotográfico. Foto: Brenno Carvalho/O Globo

O ex-deputado virou piada nas redes sociais após o ensaio. Usuários do Twitter chamam a ação de Dallagnol de “patética” e dizem que o ensaio foi “ridículo”. Outros brincam que as fotos serão utilizadas em sua campanha para vereador na próxima década.

Veja a repercussão:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link