Datafolha: 51% dizem não votar de jeito nenhum em Bolsonaro; 46% rejeitam Lula

Atualizado em 7 de outubro de 2022 às 19:11
Ex-presidente Lula e presidente Jair Bolsonaro
Fotos: Reprodução

Após o primeiro turno, a rejeição segue como o principal ponto de preocupação para a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) e surge como um problema para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o Datafolha, 51% dos eleitores dizem não votar de jeito nenhum em Bolsonaro, enquanto 46% afirmam o mesmo sobre o petista.

No último domingo (2), Bolsonaro surpreendeu e conseguiu se aproximar mais de Lula do que haviam previsto as pesquisas. Ele teve 43,2%, ante 48,4% do petista.

A rejeição de Lula aumentou 6 pontos percentuais em relação ao último levantamento, realizado às vésperas do primeiro turno. Bolsonaro caiu um 1 ponto percentual, passando de 52% para 51%.

O petista oscilou algo para cima na taxa de rejeição durante o primeiro turno, mas nunca passou dos 40%. Agora, está nos 46%.

Entre os eleitores que dizem que talvez votem em Bolsonaro são 6%, mesmo número de Lula. De acordo com o Datafolha, 51% dizem que irão votar em Lula com certeza, 47% dizem votar em Bolsonaro com certeza.

Entre os eleitores de Simone Tebet (MDB), que declarou apoio a Lula, 22% afirmam que vão votar em Lula com certeza, 24% dizem que talvez votem no ex-presidente e 52% que não irão votar no petista de jeito nenhum.

Os números são parecidos com os de Bolsonaro entre os eleitores de Tebet: 24% dizem que irão votar no atual presidente com certeza, 23% que podem votar nele e 53% que não irão votar no candidato à reeleição de jeito nenhum.

Já entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT), que também declarou apoio a Lula, 32% dizem que vão votar em Bolsonaro com certeza, enquanto 25% dizem que irão votar em Lula com certeza. Os que podem votar no atual presidente são 20%, ante 24% que podem votar em Lula.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link