Datafolha aponta perda de apoio de Marçal entre evangélicos e católicos

Atualizado em 5 de setembro de 2024 às 22:43
Montagem de fotos de Pablo Marçal e Ricardo Nunes
Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB) – Reprodução

O candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, apresentou uma leve queda entre o eleitorado evangélico da capital, registrando 29% das intenções de voto, conforme a pesquisa Datafolha. Ele agora está tecnicamente empatado com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que subiu para 27%. A margem de erro coloca ambos em situação de empate.

Desempenho de outros candidatos Guilherme Boulos (PSOL) teve uma oscilação negativa de três pontos no segmento evangélico, atingindo 9%. No panorama geral, o psolista registra 23% das intenções de voto, enquanto Marçal e Nunes estão empatados com 22% cada.

Entre os eleitores católicos, Nunes aparece com 27%, seguido por Boulos com 24% e Marçal, que oscilou de 17% para 16%.

Guilherme Boulos (PSOL) sem olhar para a câmera, com expressão pensativa
Guilherme Boulos (PSOL)- Reprodução

Comparação com a pesquisa anterior Na pesquisa divulgada em 22 de agosto, Marçal contava com 30% do apoio evangélico. Desde então, Nunes saltou de 22% para 27%, enquanto Boulos caiu de 12% para 9%. No grupo católico, o atual prefeito também avançou de 24% para 27%, e o candidato do PSOL de 23% para 24%. O ex-coach caiu um ponto percentual, enquanto Datena (PSDB) passou de 13% para 9%.

Metodologia da pesquisa A margem de erro para o eleitorado católico é de cinco pontos percentuais, enquanto entre os evangélicos é de seis pontos. A amostra da pesquisa foi composta por 24% de eleitores evangélicos e 38% de católicos.

A pesquisa Datafolha foi encomendada pela Folha de S.Paulo e TV Globo, ouvindo 1.204 eleitores entre os dias 3 e 4 de setembro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-03608/2024.