Datafolha: diferença entre Nunes e Boulos cai no 2º turno; veja números

Atualizado em 17 de outubro de 2024 às 17:46
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), candidatos à Prefeitura de São Paulo no segundo turno. Fotos: Edson Lopes Jr./PRefeitura de São Paulo e Zeca Ribeiro/Agência Câmara

A diferença entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) na intenção de votos para o segundo turno na eleição pela Prefeitura de São Paulo diminuiu. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (17), o prefeito tem 51% contra 33% do deputado federal.

A vantagem, que era de 22% no levantamento anterior, divulgado no último dia 10, agora é de 18 pontos. Na semana passada, Nunes tinha 55% contra 33% de Boulos.

O prefeito teve uma queda de quatro pontos, enquanto Boulos manteve a porcentagem. O número de eleitores que declarou voto em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos saltou de 10% para 14% no período.

Veja os números:

  • Ricardo Nunes (MDB): 51% (eram 55%);
  • Guilherme Boulos (PSOL): 33% (eram 33%);
  • Em branco/nulo/nenhum: 14% (eram 10%);
  • Não sabe: 2% (eram 2%).

A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 17 de outubro e entrevistou presencialmente 1.204 eleitores de mais de 16 anos na capital paulista. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Esse é o primeiro levantamento promovido pelo instituto desde o apagão que atingiu São Paulo após os temporais da última sexta. A crise virou um tema central na campanha de Boulos e Nunes, que estão discutindo o assunto nos debates e na propaganda eleitoral.

Apagão em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Pesquisa espontânea:

Boulos oscilou um ponto para baixo na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores. Nunes manteve 41% das menções, o número de indecisos segue em 12% e o de branco/nulo em 10%. A menção a “outros” oscilou um ponto para cima, passando de 3% para 4%.

  • Ricardo Nunes (MDB): 41% (eram 41%);
  • Guilherme Boulos (PSOL): 30% (eram 29%);
  • Indecisos: 12%
  • Branco/Nulo: 10% (eram 10%)
  • Outros: 3% (eram 4%)
  • Atual prefeito: 2%.

Rejeição:

A rejeição ao atual prefeito da capital paulista oscilou dois pontos para cima após o apagão em São Paulo e foi a 37%, enquanto o número de eleitores que dizem não votar em Boulos de jeito nenhum diminuiu para 56%.

  • Ricardo Nunes (MDB): 35% (eram 37%);
  • Guilherme Boulos (PSOL): 58% (eram 56%).

Eleitores de Marçal

Nunes, que rejeitou o apoio do ex-coach e ex-candidato Pablo Marçal (PRTB), perdeu votos em parte de seu eleitorado. Na semana passada, 84% dos que votaram no influenciador no primeiro turno disseram que votariam no emedebista, mas o número caiu para 77% no levantamento atual.

Boulos, por sua vez, ganhou força de parte do eleitorado do ex-coach, passando de 4% para 8% no período.

  • Ricardo Nunes (MDB): 77% (eram 84%);
  • Guilherme Boulos (PSOL): 8% (eram 4%).

Eleitores de Lula e Bolsonaro

Nunes, que é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, tem 83% entre os que votaram nele em 2022 e 26% dos eleitores de Lula, que apoia oficialmente Boulos na disputa. O psolista tem voto declarado de 65% dos que escolheram o petista na ocasião e apenas 5% do eleitorado do ex-mandatário.

A maior oscilação nesse cenário ocorreu entre os eleitores do petista: Nunes tinha 31% nessa parcela e passou a 26%.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line