A pesquisa divulgada pelo Datafolha na última quinta-feira (23) mostra uma estabilidade bem expressiva, já que 70% dos eleitores já afirmam que estão totalmente decididos sobre seu voto na eleição presidencial.
Esse índice, além de subir nos últimos meses, é o maior numericamente entre os levantamentos mais recentes do instituto. Por outro lado, também mostra que o candidato Ciro Gomes (PDT) segue sendo aquele com maior chance de receber o voto do eleitor na hipótese de ele mudar de ideia em relação à sua atual decisão.
No entanto, é nítido um polaridade nessas eleições, já que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), mantiveram no levantamento mais recente a fidelidade. Entre os eleitores do petista (que ostenta 47% das intenções de voto), 79% declaram que estão totalmente decididos a votar nele, enquanto 21% ainda admitem mudar de opção.
Pelo lado de Bolsonaro, a taxa dos inteiramente convencidos é de 78%, com um percentual de 21% que admitem alterar sua posição. Porém, esses valores são arredondados pelo Datafolha e, na maioria das vezes, a soma pode não chegar a 100%.
Na quarta-feira (22) e quinta (23) Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos, e foi registrada pelo ribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022.