O Datafolha realizou pesquisas qualitativas nesta segunda (10) e na terça-feira (11) com dois grupos de eleitores que só definiram o voto para presidente na última semana da campanha do primeiro turno e apontou que eles continuam reavaliando as escolhas que fizeram no último dia 2.
De acordo com o levantamento feito pelo Datafolha na semana passada, 7% dos eleitores definiram o voto para presidente somente no dia da votação, 3% decidiram na véspera e outros 4% só fizeram sua escolha na última semana antes da eleição.
A definição tardia do voto e mudanças de última hora podem explicar a discrepância entre as pesquisas de intenção de voto da véspera da eleição e o resultado das urnas, é o que apontam especialistas. Com informações da Folha.
Além disso, os relatos dos eleitores confirmam essa hipótese, uma vez que, os eleitores que cogitavam votar em Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno afirmaram que os abandonaram para votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), principais candidatos à presidência.
Segundo a pesquisa mais recente do Datafolha, o petista tinha 49% das intenções de voto para o segundo turno no fim da semana passada e enquanto o ex-capitão estava com 41%. Um novo levantamento será divulgado pelo instituto na noite desta sexta (14).
Diante disso, os números sugerem que ambos ganharam votos desde o fim do primeiro turno, mas mostram que parte relevante do eleitorado ainda não se definiu, já que, na última semana, o levantamento mostrou que 6% diziam querer votar em branco ou nulo e 2% estavam indecisos.