O DCM separou a data das principais pesquisas eleitorais com os candidatos à Presidência da República. As pesquisas Datafolha, Ipespe e Quaest serão divulgadas nos próximos dias.
O novo levantamento do Datafolha será divulgado na próxima quinta-feira (22). Nos últimos dados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu com 45%, aumentando em um p.p. a vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), que soma 33%.
A nova pesquisa Ipespe, será divulgada nesta sexta-feira (23). Seus últimos resultados divulgados no dia (17) apontaram que Lula cresceu um ponto em relação ao último levantamento. Ele foi para 45%. Já Bolsonaro (PL) caiu um e ficou com 35%.
A próxima pesquisa Quaest terá seus dados divulgados na próxima semana, no dia (28). O último levantamento, divulgado nesta quarta-feira (21), mostrou que ex-presidente Lula (PT) ampliou ainda mais a diferença para Bolsonaro. O petista chegou a 44% das intenções de voto. Bolsonaro se manteve estagnado e ficou com 34%.
Ciro Gomes e Simone Tebet apresentam empate técnico, com 6 e 5 pontos respectivamente. O candidato do PDT caiu um ponto em relação a semana passada, enquanto a emedebista cresceu um ponto: ou seja, ambos oscilaram, negativa e positivamente, dentro da margem de erro.
Trata-se de mais uma pesquisa na qual há a hipótese de segundo turno. Considerando que Lula pode ter 46% (dois acima dos 44% indicados em razão da margem de erro), esse percentual já garantiria ao petista a vitória em primeiro turno, pois representaria 51% dos votos válidos. O percentual apontado pela pesquisa, por sua vez, representa 48,89% dos votos válidos, percentual insuficiente para que a fatura seja liquidada já no próximo 2 de outubro.