A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (28), indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o pré-candidato preferido da maioria dos jovens entre 15 e 24 anos. O petista vence em todas as faixas etárias no recorte por idade, mas tem maior vantagem entre os mais jovens, com 51% das intenções de voto.
O menor número que Lula registra é entre os eleitores com mais de 60 anos. O petista tem 39%, ainda acima dos demais postulantes ao Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 22% da preferência na faixa etária de 16 a 24 anos. O grupo que mais apoia o atual chefe do Executivo é formado por quem tem mais de 45 anos, 29%.
O Datafolha ouviu 2.556 pessoas entre os dias 22 e 23 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
LEIA MAIS:
1. Por que os bolsonaristas não querem que jovens tirem título de eleitor
2. Milhares de jovens tiram o título de eleitor após campanha de famosos
3. Lula pede que jovens tirem o título de eleitor e parabeniza artistas: “Importante”
Bolsonaristas não querem que jovens tirem título de eleitor
Enquanto o PT incentiva o eleitorado mais jovem a regularizar o título de eleitor e votar contra Bolsonaro nas eleições de outubro, apoiadores do presidente estão fazendo o contrário. Desde o início do ano, bolsonaristas têm feito um apelo para os idosos irem às urnas.
Na semana passada, após a cantora Anitta pedir que os jovens de 16 a 18 anos acertem a documentação para votar nas eleições presidenciáveis de 2022, os fãs de Bolsonaro ficaram em polvorosa. Fiel escudeira bolsonarista, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) inventou a “campanha do voto veterano”.
Em seu perfil do Instagram, com mais de 2 milhões de seguidores, ela publicou um banner com uma foto de vários idosos reunidos que diz: “Somos 37,8 milhões de brasileiros com mais de 60 anos e 31,89 milhões de brasileiros com mais de 70 anos. Votem nas eleições, pois somos muitos!”