Datafolha: Nunes supera Boulos e Marçal no 2º turno; Boulos supera Marçal

Atualizado em 5 de outubro de 2024 às 21:04
Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Ricardo Nunes. Foto: Divulgação

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (5), indica que o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), venceria Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) em um eventual segundo turno na disputa pela prefeitura. O levantamento também mostra que Boulos superaria Marçal em um confronto direto.

Os resultados são estáveis em comparação à pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira (3). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Se o segundo turno fosse entre Nunes e Boulos, o atual prefeito teria 52% das intenções de voto, enquanto o deputado do PSOL ficaria com 37%. Já em um embate entre Nunes e Marçal, o prefeito alcançaria 55% contra 29% do influenciador digital.

No cenário de segundo turno entre Boulos e Marçal, o deputado teria 48% das intenções de voto, enquanto o ex-coach registraria 38%. A pesquisa ouviu 2.052 eleitores entre os dias 4 e 5 de outubro e foi encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, com registro no TSE sob o código SP-05101/2024.

Candidatos a prefeitura de SP. foto: Divulgação

No primeiro turno, Boulos lidera com 29% dos votos válidos, enquanto Nunes e Marçal estão tecnicamente empatados com 26% cada. Tabata Amaral (PSB) aparece com 11%, e José Luiz Datena (PSDB) tem 4%. A disputa para garantir uma vaga no segundo turno vem intensificando as estratégias das campanhas.

O prefeito Ricardo Nunes tem buscado reforçar sua capacidade de vencer Boulos, com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que defende o voto útil para evitar um confronto direto entre o deputado do PSOL e Marçal, o que poderia favorecer a esquerda.

Tabata Amaral, por sua vez, tem resistido às pressões por voto útil, especialmente vindas de apoiadores de Boulos, que a acusam de dividir os votos progressistas. Ela lembrou que, segundo as pesquisas, Boulos também perderia para Nunes em um eventual segundo turno.

Entre os eleitores de Marçal, 70% escolheriam Nunes no segundo turno contra Boulos, enquanto 22% anulariam o voto ou optariam por um voto em branco. Já em uma competição entre Nunes e Marçal, 62% dos seguidores de Boulos transfeririam seu apoio para o atual prefeito. Se o segundo turno fosse entre Boulos e Marçal, os eleitores de Nunes se fragmentariam: 38% apoiariam o deputado, 34% ficariam com Marçal e 28% anulariam o voto.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line