Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5) revela que o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera a corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O levantamento, contratado pela Globo e pela Folha de S.Paulo, traz os seguintes resultados em votos válidos:
Eduardo Paes (PSD): 61%; Alexandre Ramagem (PL): 24%; Tarcísio Motta (PSOL): 7%; Marcelo Queiroz (PP): 3%; Rodrigo Amorim (União Brasil): 2%; Cyro Garcia (PSTU): 1%; Juliete Pantoja (Unidade Popular): 1%; Carol Sponza (Novo): 0% e Henrique Simonard (PCO): 0%. Com esses números, a pesquisa indica que a eleição poderá ser decidida já no primeiro turno.
Os votos válidos, conforme a definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), representam apenas os votos dados aos candidatos, excluindo votos em branco e nulos. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa obter mais de 50% dos votos válidos, acrescido de um voto.
O Datafolha considera apenas as menções aos candidatos e não contabiliza eleitores que indicam intenção de votar em branco ou que estão indecisos. Para este levantamento, foram entrevistadas 1.809 pessoas entre os dias 4 e 5 de outubro no Rio de Janeiro.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é de número RJ-04865/2024.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados não têm acesso à lista de candidatos, os percentuais são os seguintes: Eduardo Paes (PSD): 45%; Alexandre Ramagem (PL): 17%; Tarcísio Motta (PSOL): 5%; Marcelo Queiroz (PP): 1%; Rodrigo Amorim (União Brasil): 1%; Outras respostas: 5%; Branco/nulo/nenhum: 6% e Não sabe ou se recusou a responder: 20%.
A pesquisa também analisou a decisão de voto, revelando que 83% dos eleitores afirmam que sua escolha é definitiva, enquanto 17% indicam que ainda podem mudar de opinião. Entre os apoiadores de Eduardo Paes, 86% consideram sua escolha final, e 85% dos eleitores de Ramagem compartilham a mesma certeza.
Além disso, o levantamento apresentou os índices de rejeição: Alexandre Ramagem (PL): 36%; Tarcísio Motta (PSOL): 31%; Cyro Garcia (PSTU): 20%; Rodrigo Amorim (União): 21%; Eduardo Paes (PSD): 19% e Marcelo Queiroz (PP): 15%.
Por fim, a pesquisa mostra que 37% dos entrevistados assistiram ao debate promovido pela Globo, com 12% assistindo a todo o evento. Dentre os que acompanharam, Paes foi o candidato mais lembrado como o melhor desempenho, seguido por Ramagem e Motta.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line