Para 23% dos moradores da cidade de São Paulo a segurança é o maior problema do município, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda (11). Saúde (16%) e enchentes e canalização do esgoto (9%) aparecem na sequência.
Questionados sobre quais deveriam ser as prioridades do próximo prefeito da cidade, os temas mais citados são segurança (18%), saúde (17%) e, empatados em terceiro lugar, educação e situação das pessoas em situação de rua (11%).
Os dois primeiros temas seguem liderando a avaliação de eleitores questionados sobre os temas prioritários para melhorar suas próprias vidas, com 22% e 18% respectivamente. O terceiro lugar nesse caso passa a ser emprego, com 16% das menções.
A preocupação com segurança tem liderado a citação de moradores da capital paulista desde pesquisa realizada em agosto de 2023. Na ocasião, o tema foi apontado como mais preocupante do que o atendimento de saúde pela primeira vez em 11 anos.
No último ano, bairros centrais registraram altas recordes de furtos e roubos, intensificados principalmente pela dispersão da cracolândia.
A pesquisa Datafolha ouviu 1.090 eleitores na capital paulista entre os dias 7 e 8 de março. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.