Globo e Lula são assuntos. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com o jornalista Leonardo Grandini. Veja o DCMTV.
Em sua coluna no jornal O Globo, o jornalista Merval Pereira atacou, nesta terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele chamou o petista de ingênuo e disse que ele quer “se tornar um líder internacional sem resolver as questões internas do país que governa”.
“O presidente Lula é ingênuo ou megalomaníaco? Na revista inglesa The Economist, e em diversas abordagens de jornais dos Estados Unidos, a possibilidade de o presidente brasileiro ser ingênuo tentando ter influência nos ‘grandes temas políticos em que tem pouca ou nenhuma’ é a mais aventada”, escreveu Merval.
O jornalista ainda criticou o posicionamento de Lula sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Hoje, depois de ter assumido uma posição descabida a favor da Rússia na guerra com a Ucrânia, o país perdeu completamente a capacidade de participar de um “grupo de países a favor da paz”, ressaltou.
“Não tem cabimento afirmar que a guerra existe por culpa do país invadido, a Ucrânia. O raciocínio parece baseado em pílulas de sabedoria de mesa de bar, onde Lula pretendia resolver a questão ‘tomando uma cervejinha’. Quando um não quer, dois não brigam, raciocina simploriamente Lula.”
O ataque do imortal
A declaração do jornalista repercutiu negativamente pelas redes e diversos internautas o criticaram. O assunto se tornou um dos mais comentados na web e “Merval” foi parar no Trending Topics do Twitter.