GSI é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com o educador Daniel Cara. Veja o DCMTV.
Imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostram o ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, orientando bolsonaristas terroristas que invadiram o local em 8 de janeiro.
As gravações
Às 16h29, duas câmeras registram imagens do ministro, quando bolsonaristas já tinham invadido prédios dos Três Poderes. As imagens foram obtidas pela CNN.
Na primeira imagem, ele aparece caminhando sozinho no terceiro andar do Planalto, na antessala do gabinete do presidente da República. Gonçalves Dias tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete. Minutos depois, o ministro aparece caminhando pelo mesmo corredor ao lado de bolsonaristas.
As imagens sugerem que ele e outros integrantes do GSI indicam a saída de emergência ao grupo. Funcionários do GSI aparecem em vários momentos circulando no Palácio do Planalto no momento da invasão. Eles conversam e cumprimentam bolsonaristas.
No terceiro andar, os criminosos quebraram câmeras de segurança, mesas de vidro, o relógio Balthazar Martinot, obra de arte do século 17, que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808, além de revirarem gavetas e móveis.