DCM Ao Meio-Dia: Lira quer ajuda de Fux para liberar mensalão; Ala do PDT quer trair Ciro

Atualizado em 9 de novembro de 2021 às 12:21
Veja o DCM Ao Meio-Dia
DCM Ao Meio-Dia: Lira quer ajuda de Fux para liberar mensalão; Ala do PDT quer trair Ciro. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Lira á assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias da hora do almoço. Entrevista com Leandro Demori do The Intercept Brasil.

LEIA MAIS:

1 – Uber, 99, Rappi e Lalamove devem registrar motoristas em carteira imediatamente, diz MPT

2 – PSDB favorece Doria em divulgação de prévias

3 – Fantasma da traição assombra Doria a 10 dias das prévias do PSDB

Orçamento secreto de Bolsonaro abastece cidade onde pai de Arthur Lira é prefeito

Barra de São Miguel (AL) recebeu R$ 3,8 milhões provenientes do orçamento secreto. O município alagoano é governador pelo pai do presidente da Câmara, Benedito de Lira. O repasse ocorre por meio da superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) em Alagoas. O recurso sai dos cofres do Ministério do Desenvolvimento Regional, de Rogério Marinho.

A estatal é comandada por um primo de Lira, João José Pereira Filho. Ele chegou ao cargo em abril deste ano por indicação do próprio presidente da Câmara.

As emendas do relator são o mecanismo que sustenta o orçamento secreto. Elas têm causado guerra entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Rosa Weber suspendeu os repasses e a pauta está em votação no Supremo.

Três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram pela suspensão do orçamento secreto. Em sessão virtual do plenário, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso votaram contra as “emendas do relator”. A relatora de ação sobre o assunto foi a primeira a se manifestar. Os magistrados julgam liminar concedida pela vice-presidente da Corte.

Cármen Lúcia criticou a forma como as emendas são usadas e endossou a decisão de Rosa. “A utilização de emendas orçamentárias como forma de cooptação de apoio político pelo Poder Executivo, além de afrontar o princípio da igualdade, na medida em que privilegia certos congressistas em detrimento de outros, põe em risco o sistema democrático mesmo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.

VEJA O DCM AO MEIO-DIA