Lula é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira faz o giro de notícias e entrevista o jurista Lenio Streck. Moderação: Pedro Zambarda. Veja o DCMTV.
Foi divulgada nesta segunda-feira (15) uma pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, que mostra que o ex-presidente Lula (PT) conseguiu ampliar a distância para Jair Bolsonaro (PL), chegando a 45%, com chances de vencer já no primeiro turno.
Marcelo Tokarsk, sócio-diretor do Instituto FSB, atribuiu o crescimento de Lula, de quatro pontos percentuais, ao apoio do deputado federal André Janones (Avante-MG).
“Tudo indica que, além de herdar os eleitores de terceira via que escolhiam até então o nome de André Janones, o ex-presidente Lula conseguiu atrair votos de pessoas que estavam indecisas ou que falavam em anular o voto”, afirmou.
LEIA MAIS:
Janones e Lula
Janones era pré-candidato a presidente e tinha cerca de dois pontos percentuais nas pesquisas. Ele abriu mão da candidatura para apoiar Lula e passou a ser visto como decisivo na comunicação da campanha do petista.
Na simulação de 2º turno, Lula foi a 53%, enquanto Bolsonaro oscilou de 39% para 38%. Nessa rodada, o Instituto FSB Pesquisa entrevistou por telefone 2.000 pessoas entre sexta-feira (dia 12) e domingo (dia 14). A margem de erro é de 2pp, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE, sob número BR-00603/2022.