Lula é assunto. AO VIVO. Cassio Oliveira e Pedro Zambarda analisam as principais notícias. Entrevista com o cientista político Rudá Ricci. Veja o DCMTV.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a média de intenções de voto nas faixas do eleitorado de menor renda, que recebem até dois salários mínimos por família.
O presidenciável petista chegou a 57% entre os mais pobres, um ponto percentual a menos em relação à marca anterior. Seu adversário na corrida ao Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece com 37%, oscilando um ponto percentual para cima. A margem de erro para esse segmento da pesquisa é de três pontos percentuais.
Nas demais faixas de renda, o candidato do PL mantém a liderança observada em levantamentos anteriores.
De dois a cinco salários, ele tem 53%, ante 41% de Lula. Já no eleitorado com renda entre cinco e dez salários, a diferença a favor de Bolsonaro é de treze pontos percentuais: 54% contra 41%. Acima de dez salários, isto é, entre os mais ricos, os números são 55% e 41%.
Brancos e nulos totalizam de 3% a 5%, a depender da faixa de renda analisada, enquanto os indecisos somam de 1% a 3%.
Do universo total de eleitores no país, 49% ganha até dois salários mínimos. 36% tem uma renda entre dois e cinco, e 9% declara um rendimento que vai de cinco a dez salários mínimos. A faixa superior a dez representa 4% do eleitorado.
LEIA MAIS:
3 – DCM Ao Meio-Dia: PF faz as 1ªs prisões do orçamento secreto; o que traz a nova pesquisa Ipespe
Como foi o Datafolha
O Datafolha ouviu 2.912 pessoas entre os dias 17 e 20 de outubro, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07340/2022.