Lula e Bolsonaro são assuntos. AO VIVO. Cassio Oliveira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias e conversam com o jurista Pedro Serrano. Veja o DCM TV.
A pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos e censurada pela empresa mostra que o ex-presidente Lula (PT) é visto como mais honesto que Jair Bolsonaro (PL). O levantamento deflagrou uma horda de ataques de bolsonaristas contra o banco nos últimos dias.
Nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, parlamentares e seguidores do presidente da República pediram punição pelo que chamaram de “pesquisa falsa” e pregaram inclusive que bolsonaristas fechem suas contas e retirem seus recursos da instituição.
Isso porque um dos estratos do levantamento mostra que a quantidade de entrevistados que considera a honestidade um dos atributos do ex-presidente é maior do que os que acham que Jair Bolsonaro é honesto.
LEIA MAIS:
1 – DCM Ao Meio-Dia: 33 milhões de brasileiros passam fome: derrotado, resta a Bolsonaro o chilique
Pesquisa censurada com Lula na frente
O Ipespe ouviu mil eleitores de todas as regiões do Brasil entre 30 de maio e 1º de junho, por telefone. Uma das etapas da consulta buscou mapear a quem os eleitores associavam oito características distintas, como competência, inteligência, equilíbrio e experiência. No campo da honestidade, Lula levou a melhor, com 35%. Bolsonaro, por sua vez, pontuou 30%.
Bolsonaristas não perdoaram a XP. Bastou a pesquisa ser divulgada na última sexta-feira (3) para fuzilarem ataques contra pesquisas em grupos de WhatsApp, Telegram e nas redes sociais. O filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), chegou a ironizar a pesquisa em sua lista de transmissão no Telegram. “O mesmo instituto deu Lula com 45% e Bolsonaro com 34% kkkkk”, escreveu Flávio.