PIB é assunto. AO VIVO. Cesar Calejon e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com o jornalista Leandro Demori e advogado Rafael Valim. Veja o DCMTV.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no 1º trimestre deste ano frente ao trimestre anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (1º). Em valores correntes, o PIB somou R$ 2,6 trilhões.
O resultado foi impulsionado, principalmente, pela agropecuária, que teve uma alta de 21,6% no período. O avanço do setor foi o maior desde o quarto trimestre de 1996.
“Problemas climáticos impactaram negativamente a agropecuária ano passado e esse ano estamos com previsão de safra recorde de soja, que representa aproximadamente 70% da lavoura no trimestre, com crescimento de mais de 24% de produção”, afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.
Em relação ao mesmo trimestre de 2022, a economia brasileira cresceu 4,0%. O PIB acumula alta de 3,3% no período de 12 meses.
Acima das estimativas
A variação ficou acima das estimativas do mercado financeiro. O Itaú Unibanco previa um crescimento de 1,4% entre janeiro e março e de 3,4% na comparação anual. Já as projeções do BTG Pactual apontavam para um aumento de 1,1% no trimestre ante o trimestre anterior e de 2,9% ano a ano.