Lula é o assunto. AO VIVO. Quinta dos Infernos, especial do Café da Manhã do DCM com os diabos velhos Kiko Nogueira e Leandro Fortes, falando sobre tudo e sobre todos. Às 10:30 quem assume o Café da Manhã é Fabrício Rinaldi e Renzo Mora. Moderação: Maria Fernanda Passos.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve a última ação contra ele na Justiça suspensa pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Superior Tribunal Federal (STF), nesta quarta (2). Esse era o último dos 20 processos que corriam contra o petista.
Essa ação penal em questão tratava de acusações de corrupção e tráfico de influência na compra de caças Gripen para a Aeronáutica. O caso estava com o juiz Frederico Botelho, da 10ª Vara Federal de Brasília, e aguardava análise de um recurso da defesa, que solicitava o arquivamento.
Agora, o caso está praticamente encerrado. A informação é da coluna Radar, da Veja. A investigação sobre a compra dos caças contou com mensagens suspeitas entre procuradores da Lava-Jato e investigadores do Ministério Público Federal em Brasília, que foram reveladas pelas reportagens da Vaza-Jato, no Intercept, em 2019.
LEIA MAIS:
1 – DCM Café da Manhã: Ex-presidente pede paz e Bolsonaro insiste em neutralidade no conflito russo-ucraniano
2 – DCM Café da Manhã: Maioria quer revisão da reforma trabalhista, diz pesquisa Genial/Quaest
3 – DCM Café da Manhã: Putin, o amigo imaginário de Bolsonaro
O que disse o juiz sobre Lula?
Lewandowski cita, entre as 30 páginas da decisão que suspendeu o caso, “os graves vícios que maculam as investigações conduzidas contra o reclamante pela extinta força-tarefa ‘Lava Jato’ de Curitiba no tocante à aquisição dos referidos caças, a qual produziu elementos – supostamente – probatórios.
Depois aproveitados, de forma acrítica e tendenciosa, pelos subscritores da denúncia apresentada perante a 10ª Vara Federal Criminal do DF”.
O que termina primeiro?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 28, 2022