Em 18 de maio o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, havia noticiado em seu Twitter o encontro das quatro crianças da etnia indígena uitoto que estavam dentro do avião. Horas depois, entretanto, ele usou a mesma plataforma para se retratar ante a falta de confirmação da localização de sobreviventes. Vinte e dois dias depois, a boa notícia confirmou-se.
Na época, ele escreveu:
“Sinto muito pelo que aconteceu. As Forças Armadas e as comunidades indígenas continuarão buscando incansavelmente para dar ao país a notícia que todos esperam. Agora, não há prioridade maior do que avançar nas buscas até encontrá-las. A vida das crianças é o mais importante.”
He decidido borrar el trino debido a que la información entregada por el ICBF no ha podido ser confirmada. Lamento lo sucedido. Las Fuerzas Militares y las comunidades indígenas continuarán en su búsqueda incansable para darle al país la noticia que está esperando.
En este…
— Gustavo Petro (@petrogustavo) May 18, 2023
Nesta sexta-feira (09), emocionado com o desfecho feliz do caso, o presidente colombiano declarou: “Um exemplo de sobrevivência que ficará na história. A mãe selva os devolveu”.
“A mãe selva os devolveu”, diz presidente da Colômbia após crianças perdidas serem resgatadas na floresta depois de 40 dias.
Em entrevista emocionada, Gustavo Petro detalhou momento do resgate e estado de saúde das crianças.
(Tradução: @SamPancher) pic.twitter.com/P0fnP6lTCZ
— Metrópoles (@Metropoles) June 10, 2023