Deltan Dallagnol, ex-deputado federal, posicionou-se ao lado de Elon Musk na disputa com o ministro do STF Alexandre de Moraes sobre o banimento de contas no X, antigo Twitter. Dallagnol alerta para “um crescente arbítrio da liberdade de expressão de diferentes formas, inclusive pelo cancelamento de contas em redes sociais”, citando a censura prévia como forma de cerceamento.
Durante a Brazil Conference no MIT, Dallagnol argumenta que o cancelamento de contas em redes sociais sem base legal reflete uma “versão moderna de cortar a língua das pessoas”. Elon Musk, por sua vez, acusou Moraes de trair a Constituição e o povo brasileiro, pedindo sua renúncia ou impeachment.
Elon Musk, por sua vez, prometeu divulgar todas as exigências feitas por Moraes na rede social X, afirmando que estas violam a lei brasileira. Moraes tem sido responsável por múltiplas desativações de contas no X nos últimos quatro anos, principalmente no contexto das investigações sobre milícias digitais e fake news.
Dallagnol ressalta que as ações do X indicam uma censura de conteúdo através de ordens de moderação, reprimindo opiniões legais “que há uma censura de conteúdo por meio de ordens que determinam a moderação e o desestímulo à difusão de determinados conteúdos que são opiniões e não ilegais” conclui o ex-deputado.
Musk, em suas declarações, menciona que a empresa está revertendo as restrições impostas por Moraes, alertando para possíveis consequências financeiras e o fechamento de escritórios no Brasil. “As restrições de conteúdo no Brasil foram removidas”, afirmou o bilionário.
Relembre o post de Elon Musk:
Elon Musk acabou de triplicar a aposta! Em um post feito há poucos minutos ele disse que o X publicará tudo o que o ministro Alexandre de Moraes exigiu e de como essas solicitações violam as leis do Brasil.
E rematou com: "Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a… pic.twitter.com/Y7Autbhr3A
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) April 7, 2024
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link