Depois do Colorado, um segundo estado declara Trump inelegível nos EUA

Atualizado em 28 de dezembro de 2023 às 21:33
O ex-presidente norte-americano Donald Trump. Reprodução

Nesta quinta-feira (28), a Justiça do estado do Maine determinou que Donald Trump não é elegível e está impedido de participar das primárias estaduais, devido à sua tentativa de anular os resultados eleitorais de 2020. A decisão foi divulgada pela NBC News.

Na semana anterior, o Colorado também concluiu que a 14ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos proíbe o ex-presidente de concorrer novamente à presidência, em razão de seu envolvimento no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro.

Apesar disso, Trump lidera a corrida para se tornar o candidato do Partido Republicano na próxima eleição presidencial.

O Colorado foi o primeiro estado a declarar Trump inelegível

No último dia 19 de dezembro, a Suprema Corte do Colorado, nos Estados Unidos, determinou que Donald Trump não é elegível para concorrer à presidência e anunciou que seu nome não estará na cédula de votação do estado em 2024.

O tribunal chegou a essa conclusão devido à incitação de Trump a seus seguidores para que invadissem o Capitólio em Washington D.C. em 6 de janeiro de 2021, após a derrota nas eleições presidenciais para Joe Biden.

Essa decisão faz de Trump o primeiro candidato presidencial na história dos EUA a ser considerado inelegível para a Casa Branca com base na Seção 3 da 14ª Emenda da Constituição, que proíbe que funcionários envolvidos em “insurreição ou rebelião” ocupem cargos públicos.

O tribunal justificou sua decisão afirmando que a Constituição dos EUA impede a presença do favorito republicano nas urnas devido ao seu papel na instigação da violência contra o governo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link