A deputada Luciene Cavalcante (PSOL-SP) pediu uma investigação contra Carla Zambelli (PL-SP) por post em que associa palestinos a ratos. A parlamentar quer que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apure se a colega cometeu crime de racismo ao compartilhar a montagem.
Na publicação feita por Zambelli, há uma ilustração de um rato com a bandeira da Palestina e um colete de bombas, simbolizando um terrorista, sendo caçado por uma águia com a bandeira de Israel no peito e a dos Estados Unidos nas asas.
Ela ainda cita uma passagem bíblica na publicação: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”.
Segundo a representação de Luciene, a publicação da bolsonarista traz uma ilustração que remete a propagandas nazistas. A deputada do PSOL também pede que Zambelli seja obrigada a pagar por danos morais e que o valor seja revertido a políticas de ações afirmativas de combate à discriminação.
“A ilustração compartilhada pela parlamentar, para os seus mais de três milhões de seguidores, visa justificar o genocídio em curso perpetrado por Israel, com a morte de milhares de civis, entre eles crianças, mulheres e idosos, com o descumprimento de inúmeras normas de direito humanitário”, diz o documento.
A associação de judeus a ratos era uma das principais comparações feitas pela máquina de propaganda da Alemanha Nazista entre as décadas de 1920 e 1940 para desumanizar essa parte da população.