A deputada estadual Joana Darc Cordeiro Lima, que ganhou notoriedade nacional depois de invadir o Ibama em Manaus para “resgatar” a capivara apreendida de um influenciador, tem 33 anos, é advogada e foi eleita pelo União Brasil para a assembleia estadual como a deputada mais votada do Amazonas, com 87 mil votos.
Ela se apresenta com o slogan “valorizando a vida de pessoas e animais”, causa que a fez conhecida no estado. A deputada já protagonizou diversos barracos e divulgou fake news. Na tribuna, é comum sua defesa apaixonada, e por vezes aos gritos, dos direitos dos animais.
Sua polêmica mais recente envolve Filó, a capivara de estimação do influenciador digital Agenor Bruce Tupinambá. A deputada protagonizou um show de horrores ao invadir o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Cetas-Ibama – para “resgatar” a capivara Filó. Depois de gritar, chorar e discutir com oficiais, Joana carregou a capivara para fora do Ibama dentro de uma caixa de transporte, sob a alegação de uma decisão judicial que garantia a guarda do animal para Agenor até que o processo finalize. Além disso, Joana também espalhou informações falsas de que havia medicamentos e vacinas vencidas no local.
Em nota, o Ibama esclarece que as informações divulgadas por Joana são falsas:
Nota de esclarecimento
É falsa a informação divulgada neste sábado (29/4) em redes sociais de que haveria decisão judicial determinando a devolução de uma capivara ao infrator Agenor Tupinambá.
— Ibamagov (@ibamagov) April 30, 2023