Uma pesquisa da Quaest revela que o apoio do deputado federal e ex-prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), foi mais influente do que o respaldo de figuras como Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Lula nas eleições locais. Conhecido por sua popularidade em Santos, onde governou por dois mandatos (2013-2020), Barbosa foi decisivo para a reeleição de Rogério Santos (Republicanos-SP), que obteve 53,37% dos votos.
Conforme a pesquisa, 33% dos entrevistados afirmaram que a chance de voto em um candidato aumentaria se ele tivesse o apoio de Barbosa. Em contraste, Tarcísio, Bolsonaro e Lula registraram índices de influência de 27%, 26% e 22%, respectivamente. Além disso, Barbosa e Tarcísio empataram com a menor rejeição, com apenas 12% dos eleitores afirmando que o apoio deles reduziria a intenção de voto. Já Lula e Bolsonaro apresentaram rejeições de 37% e 29%, respectivamente.
Mesmo após quatro anos fora da gestão municipal, Barbosa mantém forte influência sobre os eleitores: 51% dos entrevistados disseram que seu apoio a Rogério Santos aumentava as chances de voto no candidato. Rosana Valle (PL-SP), também candidata e apoiada por Bolsonaro, teve uma avaliação menor, influenciando 50% dos eleitores – um percentual abaixo da influência de Barbosa.
A pesquisa foi realizada pela Quaest entre os dias 12 e 15 de outubro de 2024, entrevistando 900 eleitores de Santos com 16 anos ou mais. O levantamento tem um índice de confiabilidade de 95% e uma margem de erro de 3%.
Líder nas intenções de voto
Paulo Alexandre Barbosa também se destacou nas pesquisas de intenção de voto para prefeito de Santos, ficando em primeiro lugar na maioria dos levantamentos, mesmo após declarar que não concorreria às eleições de 2024. Em 15 pesquisas estimuladas, conduzidas entre julho de 2023 e agosto de 2024 por institutos como Paraná Pesquisas, Badra, Vox, IPAT e DataOrla, Barbosa liderou com uma média de 39,9%, superando a segunda colocada, com 29,3%.
Embora apontado como favorito, Barbosa optou por continuar seu mandato em Brasília, reafirmando seu compromisso com os eleitores que o elegeram para o Congresso. “Na política, como na vida, é preciso fazer escolhas, muitas vezes difíceis. Agradeço ao povo santista pelos 25 anos de reconhecimento na minha trajetória pública e seguirei retribuindo essa confiança com muito trabalho em Brasília”, declarou em suas redes sociais.
Além de sua trajetória como prefeito, Barbosa foi eleito deputado estadual em 2006 e 2010 e ocupou cargos de destaque no Governo do Estado de São Paulo entre 2006 e 2012, como secretário-adjunto da Educação, secretário de Desenvolvimento Social e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Em 2021, atuou como consultor na Comunitas e foi diretor de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em 2002.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line