Deputados bolsonaristas vão aos EUA em meio à tragédia no RS

Atualizado em 7 de maio de 2024 às 13:55
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e outros parlamentares estão nos EUA em meio à tragédia no Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução

Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta um estado de calamidade por conta das fortes chuvas da última semana, uma comitiva de parlamentares bolsonaristas foi aos Estados unidos atacar a democracia do Brasil. Ao menos quatro deputados e um senador de extrema-direita estão no país para participar de uma reunião sobre o “Twitter Files Brazil”.

Os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF) e Gustavo Gayer (PL-GO), além do senador Eduardo Girão (Novo-CE), estão nos EUA para participar da sessão do Congresso americano.

O jornalista americano Michael Shellenberger, autor do “Twitter Files”, uma série de e-mails de funcionários do X (ex-Twitter) sobre decisões judiciais de bloqueios de perfis na plataforma, também participa da sessão, junto do canadense Chris Pavlovski, criador do Rumble, rede social de extrema-direita.

Os parlamentares gravaram vídeos sobre a ida aos EUA e disseram que viajaram ao país para denunciar a “ditadura” e a “censura” promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil. A viagem faz parte da campanha iniciada pelo bilionário Elon Musk, dono do X, que vem atacando o ministro Alexandre de Moraes.

Durante a viagem aos Estados Unidos em meio à iniciativa golpista contra o ministro da Corte, eles compartilharam alguns posts sobre a situação do Rio Grande do Sul, que já soma 90 mortos, 132 desaparecidos, 361 feridos, 48 mil em abrigos e 155 mil desalojados por conta dos temporais.

Enquanto os bolsonaristas viajam, outros parlamentares, entidades e o governo federal trabalham para tentar ajudar a população do estado, que já tem 1,3 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link