Na próxima semana, o Congresso norte-americano realizará uma audiência para discutir uma suposta crise da democracia no Brasil. Com informações da Folha de S.Paulo.
O evento contará com a presença do jornalista Michael Shellenberger, responsável pela divulgação de arquivos do Twitter (atual X) relacionados ao Brasil, do CEO da rede conservadora Rumble, Chris Pavlovski, e do blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo Filho.
Não está prevista a participação do bilionário Elon Musk, dono do X, que vem atacando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Marcada para a próxima terça-feira (7), a audiência está sendo organizada pelo subcomitê de Saúde Global, Direitos Humanos Globais e Organizações Internacionais, vinculado ao Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos.
O título da audiência, “Brasil: Uma crise da democracia, da liberdade e do Estado de Direito?”, é o mesmo de um debate anterior planejado para março na Comissão de Direitos Humanos, mas que foi bloqueada pelo copresidente do órgão, Jim McGovern.
Na época, o líder republicano da comissão, o deputado Chris Smith, prometeu insistir na realização do evento. Smith, que é próximo de bolsonaristas, também é copresidente do subcomitê que sediará a audiência na próxima semana.
“O Brasil está indo na direção da anarquia e do Estado pelo direito —em que o direito é usado seletivamente como um instrumento de poder político para processar pessoas como forma de silenciar a oposição”, afirmou o republicano após o cancelamento da audiência.
A iniciativa faz parte de uma ofensiva internacional coordenada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para obter apoio às alegações de perseguição e censura no Brasil.