Uma pesquisa do instituto Atlas Intel, encomendada pela CNN Brasil e divulgada na quinta-feira (23), indica que os gaúchos avaliam a gestão do governo Lula (PT) na crise climática como superior à do governo estadual, liderado por Eduardo Leite (PSDB).
De acordo com a pesquisa, 19% dos residentes no Rio Grande do Sul consideram a gestão federal ótima e 12% a classificam como boa, resultando em 31% de avaliação positiva. Em contrapartida, a administração estadual recebeu 11% de ótimo e 13% de bom, totalizando 24% de avaliação favorável.
Quando perguntados sobre quem está cumprindo melhor suas responsabilidades na crise climática, 38,5% dos entrevistados afirmaram que os governos federal e estadual têm desempenho semelhante. Já 25,8% acreditam que a gestão de Leite está respondendo melhor, enquanto 23,5% consideram a administração de Lula como mais eficaz no cumprimento de suas obrigações.
Sobre as responsabilidades do governo de Eduardo Leite, 48,3% dos entrevistados disseram que a administração estadual “tem grande culpa” pela falta de prevenção que resultou nas inundações, enquanto 39,8% consideram que o governo Leite “tem alguma culpa, mas não foi o fator determinante”.
No que se refere ao governo federal, 51,4% dos entrevistados afirmaram que a gestão petista “tem alguma culpa, mas não foi o fator determinante”, enquanto 29,9% consideram que o governo Lula “tem grande culpa”.
Foram ouvidas 3.920 pessoas, online, em todo o estado, entre os dias 14 e 21 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link