Dilma se manifesta nas redes sociais sobre a morte da viúva de Luis Carlos Prestes, Maria Prestes, que faleceu no dia de ontem (4).
“Lamentamos profundamente a perda de Maria Prestes, esta brava combatente que atravessou quase um século lutando por um mundo melhor. Foi companheira por 40 anos do líder revolucionário Luis Carlos Prestes, com quem teve sete filhos”, escreveu Dilma na rede social.
“Pela coragem, pela firmeza, pelo talento como escritora e pelo amor ao Brasil, mulheres como Maria prestes não morrem. Seguem vivas em nossa memória e serão eternas, como exemplo aos que ficam. Meu carinho aos seus filhos, netos e companheiros de luta.”
2 Pela coragem, pela firmeza, pelo talento como escritora e pelo amor ao Brasil, mulheres como Maria prestes não morrem. Seguem vivas em nossa memória e serão eternas, como exemplo aos que ficam. Meu carinho aos seus filhos, netos e companheiros de luta. #MariaPrestesPresente! pic.twitter.com/6B4o0yprzz
— Dilma Rousseff (@dilmabr) February 5, 2022
Leia mais:
1- Viúva de Luis Carlos Prestes, Maria Prestes morre aos 92 anos
2- A mais linda abuela. Por Ana Prestes
3- E ainda garantiu que não é candidata
Quem era Maria Prestes
Maria Rodrigue Sobral Prestes nasceu na cidade do Recife em 1932, militou na Juventude Comunista Brasileira e casou-se em 1950 com Luís Carlos Prestes, um dos principais líderes comunistas do Brasil no século XX. Ela conviveu com Prestes durante 40 anos, o casal teve sete filhos.
Maria Prestes estava internada desde o fim de janeiro em um hospital do Rio de Janeiro. Ela estava com Covid-19 e tinha acabado de completar 92 anos em 2 de fevereiro.
Sempre participando de movimentos políticos, ela escreveu o livro “O sabor clandestino de Maria Prestes”, um conjunto de crônicas sobre os anos 1970, quando o casal morava em Moscou, na Rua Gorki.