Flávio Dino (PSB), futuro ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula, anunciou nesta terça-feira (20) que o novo secretário nacional de Justiça será o advogado Augusto de Arruda Botelho.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília.
Nas redes sociais, Botelho disse que aceitou o convite e que está “honrado e emocionado”. “Recebi – e aceitei honrado e emocionado – o convite para ser o novo Secretário Nacional de Justiça. Agradeço imensamente a confiança do futuro ministro. Muito trabalho pela frente!”, escreveu o advogado no Twitter.
Recebi – e aceitei honrado e emocionado – o convite para ser o novo Secretário Nacional de Justiça.
Agradeço imensamente a confiança do futuro Ministro @FlavioDino.
Muito trabalho pela frente!
— Augusto de Arruda Botelho (@augustodeAB) December 20, 2022
Augusto Botelho é Advogado, especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, em Direito Penal pela Universidade de Salamanca e mestrando em Direito Penal Econômico na Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele iniciou a carreira no escritório de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Botelho também foi conselheiro na Human Rights Watch – organização que defende e realiza pesquisa sobre Direitos Humanos – e do Projeto Inocência – organização brasileira com o objetivo de enfrentar as condenações de inocentes no país.
O advogado é um dos fundadores da Organização não Governamental Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). Ele ainda integra o Projeto Rede Liberdade, criado em 2019, para defender pessoas e organizações sociais alvos de violações de direitos fundamentais.
Além de Botelho, Dino também anunciou que o novo diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) será Edmar Moreira Camata. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), exonerou Silvinei Vasques do cargo.
Edmar Camata é formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e ingressou na PRF em 2006. Ele é mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca e tem especializações em Gestão Integrada em Segurança Pública e Ministério Público e Defesa da Ordem Jurídica, além de MBA em Gestão Pública. Atualmente é Secretário de Estado de Controle e Transparência no Governo do Espírito Santo.