O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional deste sábado (7) até segunda-feira (9) para auxiliar na proteção da Esplanada dos Ministérios e outros pontos da capital federal.
A decisão ocorreu devido à convocação de manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inconformados com o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter tomado posse como chefe do Executivo, marcadas para este domingo (8) e segunda.
A portaria assinada por Dino determina “o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes”. No Twitter, o ministro diz que tomou a decisão “em face de ameaças veiculadas contra a democracia”.
Apoiadores do presidente ainda estão acampados em frente à sede do Exército, em Brasília, e ônibus com mais manifestantes golpistas têm chegado a Brasília neste sábado (7).
Mais cedo, Dino já havia dito que PF e PRF estavam agindo contra os atos antidemocráticos. “Sobre uma suposta ‘guerra’ que impatriotas dizem querer fazer em Brasília, já transmiti as orientações cabíveis à PF e PRF. E conversei com o governador Ibaneis e o ministro Múcio”, afirmou nas redes.
Além de todas as forças federais disponíveis em Brasilia, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) January 7, 2023
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link