O ministro da Justiça, Flávio Dino, cobrou esclarecimentos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) após uma criança de três anos ser baleada dentro do carro da família em Seropédica, na Baixada Fluminense (RJ). Ele ainda diz que pediu uma “revisão da doutrina policial e manuais de procedimento” da corporação, que afastou os agentes envolvidos no episódio.
“Sobre a tragédia com uma criança de 3 anos no Rio de Janeiro, já solicitei esclarecimentos e providências aos órgãos de direção da PRF naquele Estado. Estou aguardando a resposta, que será comunicada imediatamente. E mandei acelerar a revisão da doutrina policial e manuais de procedimento na PRF, como já havia determinado quando da demissão dos policiais do caso Genivaldo, em Sergipe. Outras medidas serão informadas em breve”, anunciou o ministro nas redes sociais.
Sobre a tragédia com uma criança de 3 anos no Rio de Janeiro, já solicitei esclarecimentos e providências aos órgãos de direção da PRF naquele Estado. Estou aguardando a resposta, que será comunicada imediatamente. E mandei acelerar a revisão da doutrina policial e manuais de…
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) September 8, 2023
Heloísa dos Santos Silva foi baleada na noite desta quinta (7) enquanto estava com a família, que afirma que os tiros partiram de agentes da PRF. A criança foi sedada e entubada, e seu estado de saúde é considerado grave.
Ela voltava de Itaguaí, onde fazia um passeio no feriado da Independência, e estava junto de seus pais, uma irmã de 8 anos e uma tia. Os disparos atingiram a coluna e a cabeça de Heloísa, que foi levada para o Hospital Municipal Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.
Os parentes da criança relatam que não receberam qualquer ordem de parada da PRF, mas uma patrulha começou a seguir o carro da família até o momento dos disparos.