Direitos trabalhistas, democracia, corrupção e crime lideram a preocupação dos eleitores, diz Datafolha

Atualizado em 9 de outubro de 2022 às 7:43
Eleitor vota em urna eletrônica. Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (8) questionou aos eleitores que temas eles consideram mais relevantes para escolher o voto a presidente no segundo turno. Para 85%, corrupção e crime são os fatores mais importantes ao decidir, seguido de direitos trabalhistas (83%), democracia (82%) e emprego (82%).

O levantamento também identificou como temas relevantes o combate à inflação (81%) e a defesa do meio ambiente (81%).

Entre os fatores que menos pesam na hora de escolher de voto, de acordo com os itens escolhidos para a questão estimulada, estão a orientação de um líder religioso (54%) e a manutenção do Auxílio Brasil a R$ 600 (65%).

As preocupações com a defesa do direito de minorias ficaram com 81%, e a defesa dos valores da família tradicional, 74%.

A pesquisa também questionou aos eleitores quais candidatos têm mais condições de avançar em pautas específicas. Lula foi apontado como mais capaz de reduzir o desemprego e defender os direitos trabalhistas (50%-55% contra 40%-43% do atual presidente, respectivamente).

O levantamento entrevistou 2.884 pessoas entre sexta e sábado em 179 municípios. O levantamento foi o primeiro realizado sobre problemas do país realizado pelo Datafolha após a votação de segundo turno das eleições gerais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link