O diretor da consultoria Eurásia, Christopher Garman, avalia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 65% de chances de ganhar as eleições deste ano, enquanto o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem 35% de chances. A consultoria é feita a partir de dados de diferentes pesquisas e metologias para chegar às previsões.
“A melhora do cenário econômico está fazendo a distância entre os dois principais candidatos se reduzir, mas isso não deve ser suficiente até as eleições para virar o jogo”, disse Garman no evento DDB 2022 (Data Driven Business), promovido pela Bolsa de Valores do Brasil (B3) e a empresa Neoway, em São Paulo.
Segundo o analista, historicamente, 7 em cada 8 eleições têm como vencedor o candidato que está mais forte na principal preocupação do eleitor. E neste ano, a preocupação no Brasil é a economia, especialmente o poder de compra com a inflação.
Para avaliar a chance de reeleição de Bolsonaro, Garman usa como métrica a taxa de aprovação, que ao longo dos últimos meses subiu de 30% para 38%. Mas, ainda assim, de acordo com ele, é insuficiente para chegar em outubro com chance de vencer o pleito.
Outra métrica usada é o aumento da preocupação econômica com um forte componente social. E a maioria identifica Lula como o candidato mais crível para resolver esse problema, conforme a notícia originalmente publicada no JC.
“Se estamos em um ambiente de falta de perspectiva, o eleitor normalmente vota naquele candidato que parece lhe dar mais esperança”, afirmou Garman no evento.