Reportagem de Clarissa Levy, da Agência Pública, mostrou que a empresa que controla o aplicativo iFood contratou agências de publicidade para sabotar as greves de seus entregadores, atacando lideranças como Galo de Luta. Uma das agências é a Social Qi (SQi), que atuou como braço da Benjamim Comunicação.
Um dos donos da SQi é o publicitário Daniel Braga. Ele tem um relacionamento de longa data com o governador de São Paulo, João Doria Jr.. Documentos da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) obtidos pelo DCM mostram que ele é sócio de Roberto Moretti Marques em duas empresas no mesmo endereço: Rs Aeron Solucoes Em Comunicacao Ltda e Social Inteligence Comunicacao Eireli.
Braga está escalado para ser marqueteiro de Doria na campanha presidencial.
Você pode conferir dois documentos da SQi aqui e aqui. No segundo contrato da Social, Braga cede a administração e nomeia Roberto Moretti em 12 de fevereiro de 2019 até o dia 31 de dezembro de 2022, após as eleições. Já o contrato da Rs Aeron está neste documento da Jucesp.
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A conexão entre Daniel Braga, Doria e Joice Hasselmann
A relação entre Daniel Carlos Ferreira Braga e João Doria Jr. existe há pelo menos sete anos. Em 15 de agosto de 2015, o Estadão conta que o publicitário assumiu a conta do então empresário quando era presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Braga adotou uma tática de “reality show” com Doria, gravando seus passeios por até 20 horas para as redes sociais. Isso tirou o favoritismo de Andrea Matarazzo no PSDB, que foi se tornar vice de Marta Suplicy na disputa pela prefeitura de São Paulo e desapareceu.
A campanha de Daniel Braga consagrou a vitória de Doria no primeiro turno contra Fernando Haddad. Isso o levou a outros trabalhos no meio político, entre PSDB e MDB. Em 2017, integrou o governo Michel Temer na campanha pelas reformas da Previdência e trabalhista. Foi levado para Temer por Moreira Franco e saiu com a divulgação dos áudios de Joesley Batista com o então presidente, no escândalo da JBS.
No ano de 2018, na eleição de Jair Bolsonaro, Braga montou uma equipe grande de 140 integrantes para atuar em duas campanhas ao mesmo tempo. O publicitário trabalhou tanto pela eleição de Doria ao governo de São Paulo quanto na disputa presidencial com Henrique Meirelles.
Meirelles, pelo MDB, foi um fracasso retumbante com 1,2 milhão de votos (1,20%), mas Daniel Braga foi responsável por criar digitalmente o “BolsoDoria”, alinhado com o gabinete do ódio de Bolsonaro, para consagrar a vitória do governador. Foi naquela ocasião que ele se aproximou da deputada Joice Hasselmann.
Massacrada pelo mesmo gabinete do ódio em 2020, Braga assumiu a campanha de Joice para prefeita de São Paulo. A deputada que rompeu com Jair Bolsonaro teve pouco mais de 98 mil votos (1,84%), mas causou usando a personagem Peppa Pig, que era um apelido dado por bolsonaristas por sua forma física.
Em uma palestra no Mackenzie, no ano de 2022, Tayná Rudge, da SocialQI, fala sobre o “uso de dados” nas campanhas de João Doria e Rodrigo Garcia, o vice do governador que deve concorrer em São Paulo. E ela explica o uso de memes nas redes.
“A gente pega João Doria, ‘calcinha apertada’, dos mais explícitos aos mais mascarados, para a gente entender o que estão falando dele e dos concorrentes. A gente tem gente fazendo coleta e análise (…). Toda vez que vocês veem um comentário do Doria, tem 30 pessoas por trás daquilo. Não é ele falando. Ele não tem tempo para ficar ali”. Isso está no minuto 25 do vídeo abaixo.
Ela faz parte da SocialQI. A mesma agência de publicidade que, segundo a Pública, passou a administrar a página “Não Breca Meu Trampo”, além de criar outras páginas e usuários falsos no Facebook e Twitter para sabotar protestos de motoristas de aplicativo.
No dia 19 de janeiro de 2021, a equipe de criação da agência lançou uma nova página, focada em memes. A “Garfo na Caveira”, que posta piadas, enaltece o trabalho de entrega via aplicativos no Facebook e Instagram – que segue ativa. Durante oito meses, especialistas em monitoramento de redes sociais, redatores e diretores de arte, elaboraram as publicações sob a coordenação de Roberto Marques, o chefe da empresa.
A equipe da SQi, após atender Doria e Joice, também teria se infiltrado em 15 grupos no WhatsApp e analisou mais de 19 mil mensagens, segundo consta em um relatório de junho de 2021 obtido pela reportagem da Agência Pública.
Atualização, 5 de abril, 15h46: Confira vídeo que Mackenzie censurou após repercussão do DCM de palestra de funcionária de agência de marqueteiro de Doria expor a criação do BolsoDoria: “só precisava mencionar Bolsonaro para vencer”. Está na íntegra neste link.