Gregorio Duvivier explica a “positividade tóxica” do atual governo e de personalidades famosas nas redes sociais. Ele cita TikTokers, a Fundação Cacique Cobra Coral e “aquilo que faz com que o governo acredite que ele vai contornar a crise hídrica apenas com a força do pensamento”.
“É aquela positividade que consiste em simplesmente ignorar as coisas negativas, controlar qualquer pensamento pessimista e fingir que a vida não tem problema”, explica. Para o humorista, isso nos faz “ter versão mais infantil das situações” e “perder a capacidade de encarar momentos difíceis”.
Leia também:
1 – Caso Alec Baldwin: sindicato diz que arma cenográfica tinha munição real
2 – Fantasma: Presidente está deprimido e só dorme à base de remédios
3 – Chico Pinheiro não percebe que está ao vivo e constrange jornalistas da Globo
“Positividade tóxica é grande aliada do capitalismo”, diz Duvivier
A escala do problema, avalia Duvivier, atinge toda a sociedade. “Positividade tóxica é uma grande aliada do capitalismo ao estimular responsabilização individual pelas injustiças que o próprio sistema capitalista gera”, critica. Para Gregorio, “essa lógica de acreditar que a gente pode ter tudo o que quiser se tiver pensamento positivo é justamente o que sustenta uma economia de mercado”.
“Tem um outro terreno no qual a positividade tóxica pode ser uma arma muito poderosa, a ponto dela se tornar perversa. É aa política. Sim, é no âmbito da política que a positividade tóxica vira um instrumento de controle social e manter as pessoas num estado de imobilidade”, prossegue Duvivier. Ele cita que o instrumento é usado para cessar a indignação da sociedade, que gera protestos e afins.