Eduardo Bolsonaro: vitória de Trump exporá ‘fraude’ em entrada de ex-assessor nos EUA

Atualizado em 10 de novembro de 2024 às 13:02
O deputado federal Eduardo Bolsonaro – Foto: Reprodução

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro acreditam que o triunfo de Donald Trump nas eleições americanas pode ajudar a esclarecer supostas irregularidades envolvendo a entrada do ex-assessor Filipe Martins nos EUA.

A entrada de Martins, registrada no sistema de imigração americano no final de 2022, é alvo de questionamentos. Eduardo Bolsonaro (PL), em vídeo publicado na última sexta-feira (8), afirmou que essa “entrada falsa” pode ser investigada agora que Trump assumiu a Presidência e os republicanos têm maioria na Câmara e no Senado.

O deputado federal, que viajou aos EUA para acompanhar a vitória de Trump, declarou que a inserção do nome de Filipe Martins no sistema de imigração foi uma “fraude” e que está em contato com parlamentares republicanos para investigar o caso. Ele sugeriu que a suposta manipulação teria sido realizada por funcionários de imigração a pedido de autoridades brasileiras, destacando que a inclusão de uma entrada falsa é considerada crime nos EUA.

A suposta viagem do ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Bolsonaro aos EUA foi um dos motivos para que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, decretasse sua prisão por seis meses. Martins, no entanto, negou ter estado nos EUA com Bolsonaro no período mencionado e afirma que a entrada registrada é falsa.

Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

O deputado explicou que o caso de Martins está alinhado com a pauta de Trump, que propôs um controle mais rigoroso sobre as fronteiras americanas durante sua campanha. “Se falsificaram a entrada de um brasileiro, podem falsificar a entrada de um perigoso terrorista,” disse.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line