O ex-governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite (PSDB), disse em encontro com aliados neste final de semana que não quer novamente ficar no centro de especulações tucanas a respeito de uma possível candidatura para a Presidência da República, afirmando que está focado em seu estado, cogitando disputar as eleições para o cargo que renunciou no final de março.
Contudo, essa reunião foi no contexto de uma possível desistência de João Doria de sua pré-candidatura, o que realmente aconteceu nesta segunda-feira (23). Com a desistência concretizada, alguns aliados de Leite se animaram e começaram a dizer que solicitariam ao PSDB que considerasse o segundo colocado nas prévias vencidas pelo ex-governador paulista, como o novo pré-candidato da sigla.
Apesar de se mostrar resistente, os aliados de Eduardo acreditam que ele ainda poderá cogitar um retorno à disputa presidencial caso a pré-candidatura de Simone Tebet não decole como opção de terceira via.
Em suas redes sociais, o ex-governador do RS, elogiou João Doria após o anuncio de sua desistência à disputa:
“O PSDB teve candidato legítimo oriundo das prévias, que agora faz gesto pela unificação da terceira via sob liderança de outro partido. Gesto importante de João Doria, que merece respeito. As circunstâncias adversas de uma eleição não diminuem a relevância do seu legado p/ o Brasil.”
O PSDB teve candidato legítimo oriundo das prévias, que agora faz gesto pela unificação da terceira via sob liderança de outro partido. Gesto importante de @jdoriajr, que merece respeito. As circunstâncias adversas de uma eleição não diminuem a relevância do seu legado p/o Brasil
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 23, 2022