Mais perdido que cachorro em dia de mudança, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que as doações em dinheiro via chave Pix divulgada pela gestão não pertencem ao governo estadual. O valor arrecadado ainda não foi divulgado, mas medidas estão sendo tomadas para garantir que os recursos sejam direcionados de forma eficiente.
O CNPJ vinculado à campanha “SOS Rio Grande do Sul” pertence a uma conta bancária do Banrisul e está associado a uma entidade privada de bancos públicos do estado denominada “Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul”, algo equivalente a um sindicato patronal dos banqueiros. O governo diz que será criado um comitê, presidido pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, para assegurar a transparência e a eficácia na aplicação dos recursos.
Este grupo contaria com representantes de órgãos estaduais e entidades sociais, que colaborariam na definição dos destinos das doações.
O site da tal associação simplesmente não funciona: http://www.asbancos.com.br/agendadecursos.php
Durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (7), o governador destacou que nenhum recurso do Pix será utilizado para custear as operações imediatas de assistência às vítimas. A ênfase está na garantia de cobertores, alimentos, roupas de cama, colchões e água para aqueles afetados pela tragédia.
Pera aí, gente: o Governo do Rio Grande do Sul está pedindo pix esse tempo todo e agora o governador Eduardo Leite vem dizer que os recursos vão pra uma ENTIDADE PRIVADA e que eles é que decidirão a gestão do dinheiro, tudo isso SEM AVISAR OS DOADORES???pic.twitter.com/UUDlaVJC0m
— William De Lucca (@delucca) May 7, 2024
De acordo com informações que podem ser conferidas pelo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ que está sendo divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul está vinculado à uma empresa de “Atividades de organizações associativas patronais e empresariais”, que estaria localizada no Centro de Porto Alegre.
A ficha cadastral da associação indica que ela trata de “Atividades de organizações associativas patronais e empresariais”, como se vê abaixo: