Eduardo Leite não ficou nada satisfeito em perder as prévias do PSDB para seu colega João Doria. E o político sulista deixou claro para aliados que não aceitaria ser limado da campanha eleitoral do ano que vem. Tanto que ele vem agindo nos bastidores para derrubar o pré-candidato a presidente tucano. Como? Pelos corredores do mundo político, ele se vende como o vice dos sonhos.
Segundo membros do PSDB confirmaram ao DCM, Leite trabalha ativamente para ser o vice de alguém. Em conversas particulares com caciques da legenda, que não gostam de Doria, ele busca apoio diariamente. Para o derrotado nas prévias, o governador de São Paulo não vai conseguir emplacar. “Ele acha que chegará em abril com Doria somando 5 pontos.
Para Eduardo Leite, o PSDB não pode ficar refém de um candidato que não emplaca. Ele avalia que, pela segunda vez o partido fora do segundo turno e com votação baixa seria muito prejudicial. “É o momento de unir forças a outros nomes”, tem dito ele em conversas privadas, segundo confirmaram fontes da legenda.
Leia também
1 – No nordeste, políticos do MDB pressionam o partido para aderir a Lula até abril
2 – Generais ficam de fora da coordenação da campanha de Bolsonaro
3 – “Mães Leoas”: grupo bolsonarista expõe crianças para atacar vacinação
Eduardo Leite x Doria
A articulação de Leite, segundo filiados do PSDB, é para conseguir ser vice de qualquer nome mais competitivo. O tucano não descarta, inclusive, se unir a Ciro Gomes, que tem feito sinais à direita para conquistar o eleitorado. Mas a prioridade dele é compor chapa com o ex-juiz Sergio Moro.
Os dois já se reuniram e uma pessoa confirmou ao DCM que Leite comentou sobre a possibilidade. Como resposta, ouviu que é preciso esperar as pesquisas. Além disso, o político se juntou a Michel Temer e a Aécio Neves para derrubar Doria de vez.