O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou que poderá remanejar a estrutura do desfile militar de 7 de Setembro para a orla de Copacabana. O evento, que ocorre tradicionalmente na Avenida Presidente Vargas, poderá ser remanejado por decisão de Jair Bolsonaro (PL).
Militares foram pegos de surpresa com o anúncio de Jair Bolsonaro sobre a participação das Forças Armadas no desfile de 7 de Setembro no Rio de Janeiro. Faltando pouco mais de um mês para o evento, o Comando Militar do Leste e o Ministério da Defesa trabalham no planejamento para cumprir ordem do presidente. Veja o que disse Paes, no Twitter:
Muitas pessoas tem me perguntado sobre o desfile militar do 7 de setembro em razão das declarações do senhor presidente sobre o local do evento. Quero reiterar aqui que a prefeitura do Rio sente-se honrada pelo fato de anualmente financiar a estrutura completa do evento.
Reitero ainda que estamos inteiramente à disposição do governo federal para atender eventuais mudanças no local de realização do desfile. Gostaria, no entanto, de lembrar que o evento pressupõe uma logística bastante complexa.
A prefeitura disponibiliza arquibancadas, gradeamento e palanques que, por óbvio, demoram algum tempo para ser montados. A Avenida Atlântica, caso seja desejo se realizar lá o evento, apresenta alguns desafios. Não custa lembrar que os calçadões daquela avenida são tombados e que ali existe uma quantidade muito grande de moradores.
Obviamente, desafios que podem ser superados desde que se tenha organização e planejamento e se permita modificações na estrutura tradicional do evento.
Muitas pessoas tem me perguntado sobre o desfile militar do 7 de setembro em razão das declarações do senhor presidente sobre o local do evento. Quero reiterar aqui que a prefeitura do Rio sente-se honrada pelo fato de anualmente financiar a estrutura completa do evento. 1/4?
— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 2, 2022