Em editorial, o El País defendeu uma aliança de países europeus com Lula contra a extrema-direita. Para o jornal, é importante haver uma “reaproximação da esquerda europeia ao possível próximo presidente do Brasil”.
O texto afirma que ele é “a alternativa para acabar com o populismo de extrema-direita de Bolsonaro”. “Sua visão em termos de valores e governança global multilateral dá sentido a essa conversa entre progressistas dos dois continentes”, aponta.
Leia mais:
1 – PEC dos Precatórios prevê calote em professores e aposentados
2 – Relator quer limitar Orçamento Secreto no Senado
3 – Após votação comprada, Lira diz que reeleição a presidente da Câmara não depende de Bolsonaro
El País elogia Lula e detona Bolsonaro
O texto elogia o petista e detona Jair Bolsonaro. Segundo o veículo espanhol, o mandatário é “um presidente que desprezou a vida humana e a autoridade da ciência durante a pandemia que levou seu país a uma das maiores taxas de mortes por covid-19 do planeta”.
“Além de tentar destruir a Amazônia, um dos pulmões da Terra e o foco que mais valoriza a diversidade do globo, Bolsonaro desconsiderou sem remorso as normas democráticas básicas, deslegitimando e tentando anular seus adversários políticos. Nada mais perigoso para a saúde das democracias do que negar a alternância política, algo que Lula defende com convicção”, prossegue.
De acordo com o jornal, Bolsonaro “segue o conhecido manual do populismo autoritário”, enquanto Lula já “mostrou sua sensibilidade com a pobreza e por justiça social”.
“Lula deixou em seu rastro na Europa a mensagem de que o Brasil não é o Bolsonaro e de que uma esquerda democrática, realista e disposta a lutar contra a desigualdade é possível”, afirma o jornal.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link