Eleições 2024: direita domina mais de 3 mil câmeras de vereadores

Atualizado em 18 de outubro de 2024 às 23:29
Câmara Municipal de Rio Claro (SP). Foto: Reproduçaõ/EPTV

Uma pesquisa do cientista político Fábio Vasconcellos, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Representação e Legitimidade Democrática, mostra que cerca de 3,3 mil câmaras de vereadores no Brasil serão ocupadas por partidos de direita a partir de 2025.

A pesquisa se baseia no índice “Taxa de Hegemonia”, criada por Vasconcellos, que indica o domínio dos grupos de direita e esquerda nas Câmaras Municipais. O indicador de cada cidade varia de zero a um: valores mais baixos indicam maior orientação à esquerda, enquanto os mais altos refletem maior associação à direita.

A hegemonia é alcançada quando a taxa ultrapassa 0,81, como observado nas câmaras mencionadas.

Segundo o estudo, em 2.076 dessas câmaras, todos os vereadores pertencem a partidos de direita, sem representação da esquerda.

Em Porto Velho (RO), Praia Grande (SP) e Vespasiano (MG), predominam partidos como PL, União Brasil, Republicanos, União Brasil, PSDB, PSD, PRTB, Avante, Agir e PRD. Assim como em Praia Grande (SP); Vespasiano (MG); Rio Claro (SP); Parnamirim (RN); Luís Eduardo Magalhães (BA); Eunápolis (BA); Manacupuru (AM); Palhoça (SC), Paranaguá (PR), entre outras.

Ainda segundo a pesquisa, a sobreposição da direita sobre a esquerda é maior nas regiões Centro-Oeste, com uma Taxa de Hegemonia de 1, o que indica que praticamente nenhum vereador de esquerda terá vez na maior parte das câmaras.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line