Segundo pesquisa conduzida pela Genial/Quaest, 33% dos entrevistados indicaram preferência por um candidato a prefeito “alinhado a Lula”, enquanto 22% expressaram preferência por um candidato “alinhado a Bolsonaro”. A pesquisa envolveu 2.045 participantes em todo o país. Com informações de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.
Um percentual ainda maior, 37%, indicou preferência por um candidato “independente”, sem vínculos com os dois líderes políticos.
A inclinação é significativamente a favor de Lula na região Nordeste, onde 51% dos entrevistados afirmaram preferir um candidato a prefeito aliado ao petista, em comparação com 11% que optariam por políticos vinculados a Bolsonaro.
Bolsonaro tem uma vantagem no Sul, com 31% indicando preferência por um candidato municipal alinhado a ele, em comparação com 28% que escolheriam Lula.
No Sudeste, há um empate, com 27% para Bolsonaro e 25% para Lula (com uma margem de erro de 3 pontos percentuais), assim como no Centro-Oeste, com 26% para Lula e 25% para Bolsonaro (com uma margem de erro de 5 pontos percentuais).
As mulheres continuam a fazer a diferença: 36% delas preferem um candidato ligado a Lula, enquanto 19% preferem um candidato associado a Bolsonaro. Entre os homens, 29% preferem alguém ligado a Lula, enquanto 27% preferem alguém associado a Bolsonaro.
Aqueles que ganham até dois salários mínimos também tendem a favorecer Lula: 43% preferem um candidato ligado a ele, enquanto apenas 14% escolheriam um candidato associado a Bolsonaro.