Eleições: candidatos aliados a Lula levam vantagem sobre bolsonaristas, diz Quaest

Atualizado em 13 de maio de 2024 às 5:23
Lula e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Segundo pesquisa conduzida pela Genial/Quaest, 33% dos entrevistados indicaram preferência por um candidato a prefeito “alinhado a Lula”, enquanto 22% expressaram preferência por um candidato “alinhado a Bolsonaro”. A pesquisa envolveu 2.045 participantes em todo o país. Com informações de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

Um percentual ainda maior, 37%, indicou preferência por um candidato “independente”, sem vínculos com os dois líderes políticos.

A inclinação é significativamente a favor de Lula na região Nordeste, onde 51% dos entrevistados afirmaram preferir um candidato a prefeito aliado ao petista, em comparação com 11% que optariam por políticos vinculados a Bolsonaro.

Bolsonaro tem uma vantagem no Sul, com 31% indicando preferência por um candidato municipal alinhado a ele, em comparação com 28% que escolheriam Lula.

No Sudeste, há um empate, com 27% para Bolsonaro e 25% para Lula (com uma margem de erro de 3 pontos percentuais), assim como no Centro-Oeste, com 26% para Lula e 25% para Bolsonaro (com uma margem de erro de 5 pontos percentuais).

As mulheres continuam a fazer a diferença: 36% delas preferem um candidato ligado a Lula, enquanto 19% preferem um candidato associado a Bolsonaro. Entre os homens, 29% preferem alguém ligado a Lula, enquanto 27% preferem alguém associado a Bolsonaro.

Aqueles que ganham até dois salários mínimos também tendem a favorecer Lula: 43% preferem um candidato ligado a ele, enquanto apenas 14% escolheriam um candidato associado a Bolsonaro.

  Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link