Nova pesquisa Genial/Quaest mostra que mineiros preferem um candidato a governador mais ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. O confronto direto, quando os dois favoritos para o governo mineiro são apresentados com um eventual apoio de Lula e Jair Bolsonaro (PL), mostra vantagem com o padrinho petista.
Felipe Nunes, do instituto, comenta esse resultado: “A pesquisa revela um quadro curioso. A maior parte dos eleitores (40%) prefere que vença um candidato ao governo que seja mais ligado à Lula, e outra parte significativa (36%) prefere um candidato que seja nem bolsonarista, nem lulista”.
3/ A pesquisa revela um quadro curioso. A maior parte dos eleitores (40%) prefere que vença um candidato ao governo que seja mais ligado à Lula, e outra parte significativa (36%) prefere um candidato que seja nem bolsonarista, nem lulista…. pic.twitter.com/OqFRuDHVFs
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) March 18, 2022
LEIA MAIS:
1 – Pesquisa revela quais são as maiores preocupações das mulheres no Brasil
2 – Feminicídio: Violência contra a mulher cresce quase 30% em SP, diz pesquisa
3 – Haddad lidera em todos os cenários para governo de SP, diz pesquisa; veja números
Eleitores mudariam de voto com apoio de Lula
A única variável que parece ser capaz de mudar uma vitória certa de Zema, é o apoio de um padrinho político como Lula em Minas. A pesquisa mostra que 41% dos eleitores mudaria de voto se o petista declarasse apoio a um determinado candidato. Já com Bolsonaro, 28% mudaria o voto.
Neste caso, Kalil apoiado por Lula cresce 16 pts e chega a 49% das intenções de voto, com chance de levar já no primeiro turno. Zema apoiado por Bolsonaro cai 14 pts e fica com 35%.
Essa pesquisa ouviu 1.480 pessoas de forma presencial entre os dias 11 e 16 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o MG-00132/2022.
10/ Aplicando esse cenário hipotético na pesquisa, vemos uma mudança significativa das intenções de voto. Kalil apoiado por Lula cresce 16 pts. Zema apoiado por Bolsonaro cai 14 pts… pic.twitter.com/Lay28VlYRM
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) March 18, 2022