O pivô Draymond Green, duas vezes campeão olímpico e tetracampeão da NBA pelo Golden State Warriors, provocou a seleção brasileira de basquete em seu podcast “The Draymond Green Show”. Segundo ele, o “Dream Team” dos Estados Unidos, liderado por LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant, “vai atropelar” o Brasil nas quartas de final das Olimpíadas de Paris.
O confronto entre Brasil e Estados Unidos está marcado para as 16h30 (de Brasília) de terça-feira (6). A seleção brasileira desafia um histórico desfavorável, já que nunca venceu os estadunidenses em nove encontros anteriores nas Olimpíadas. Quem vencer esse duelo enfrentará nas semifinais o vencedor de Sérvia x Austrália.
“Os EUA vão começar jogando contra o Brasil, acho que vamos varrer eles por uns 40 pontos sem problemas. É muito bom ver os brasileiros chegando até aqui, amo os brasileiros. Um salve para o Gui Santos, que está jogando pelo Brasil (e é companheiro de Green nos Warriors). Mas eles não têm nenhuma chance, vão perder por uns 35 ou 40 pontos de diferença e vamos avançar para as semifinais”.
Draymond Green também analisou o elenco brasileiro, criticando a falta de renovação da equipe. “Sendo sincero, o Brasil não tem o suficiente para vencer. Eles são velhos, têm alguns caras bem velhos no time, não têm mais o Leandro Barbosa, nem o Anderson Varejão. Eles têm que reconstruir o time com jovens, então, eles não têm chance e já entendemos isso”.
Desde que passaram a utilizar jogadores da NBA, começando com o icônico “Dream Team” original, em Barcelona-1992, os Estados Unidos só não conquistaram o ouro olímpico uma vez, em Atenas-2004, quando foram eliminados pela Argentina, que se sagrou campeã.
Nas outras edições, dominaram a competição, conquistando o ouro em Atlanta-1996, Sidney-2000, Pequim-2008, Londres-2012, Rio de Janeiro-2016 e Tóquio-2020, disputado em 2021 em decorrência da pandemia de Covid-19.